segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Importância de Admitir Erros.

 Qual a sua reação quando alguém insinua que fez algo errado? Você corrige o erro ou nega que precisa corrigi-lo?
Na Bíblia, a palavra de Deus, fala de um homem chamando Caim que junto com Abel, seu irmão, foi oferecer sacrifícios de oferta ao Senhor Criador. Deus não aceitou a oferta de Caim, como descreve em Gênesis 4:5 “Mas para Caim e para sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.” A Bíblia não fala o porquê que Deus não aceitou a oferta de Caim, mas como Deus é Grande e conhece o coração do homem, talvez  suas atitudes fossem impróprias, ou o seu sacrifício não estava segundo os padrões de Dele.
ELE não é bobo, avalia tanto os nossos motivos quanto a qualidade do que do que lhe oferecemos, lembre-se disto. Em Provérbios 21:27 diz: “ O sacrifício dos ímpios é abominação; quanto mais oferecendo com intenção maligna.” Salomão descreve que os sacrifícios dos ímpios é semelhante a um tipo de suborno. Acredito que Deus não aceitou o sacrifício vindo de Caim devido a essa comparação. Nos dias de hoje as pessoas tentam subornar a Deus, sabe como? Elas vão à igreja, dão dízimo, participam de alguns ministérios, estão dispostas a carregar tudo nas costas em troca de bênçãos, somente isso, o que é errado. Deus não precisa de religiosidade! Ele já está farto de tanto ver essas coisas! Deus não quer o nosso dinheiro, energia ou tempo, ELE quer o nosso melhor! ELE quer o nosso coração! ELE quer a nossa obediência e amor!  Não adianta tudo isso se não tivermos a alegria em nosso ser!
Acredito que Caim queria algo em troca, talvez reconhecimento, não sei. Porém Deus, em sua infinita misericórdia, deu a oportunidade de Caim concertar o seu erro e fazer uma nova tentativa. Como está escrito em Gênesis 4:6,7. Deus se importou com Caim, pois estava triste e cabisbaixo por não ter agradado a ELE devido ao seu erro.  As vezes as pessoas por não reconhecem seus erros acabam tendo uma visão  a respeito do concerto e agem de maneira incorreta sem pensar nas conseqüências, a exemplo do próprio Caim que Deus o advertiu sobre o pecado que ele poderia cometer por causa do seu ciúme doentio contra seu irmão Abel. Caim, porém não deu ouvidos a Voz do Senhor e cometeu o primeiro assassinato do mundo, matando o próprio irmão! Não dar nem para imaginar a dor de Adão e Eva nesse momento. A conseqüência do seu pecado marcou para sempre sua vida e é lembrada até os dias de hoje.
Deus não quer que sejamos como Caim que deixou o pecado preencher o seu coração causando um grande mal para si e para as pessoas que estavam ao seu redor. O Senhor quer que reconheçamos os nossos erros e que deixemos de cometê-los pedindo perdão para ELE, como está escrito em Provérbios 28:13 “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” Não estou dizendo que não devemos cometer erros, pois nós somos falhos, aprendemos com eles e é necessário que cometamos erros para a nossa própria edificação, rever nosso passado nos ajuda a entender melhorar nosso comportamento para podermos servir melhor ao nosso Deus, porém estou dizendo que não devemos permanecer neles. Você já deve ter ouvido um ditado muito popular que dizem por ai “errar é humano, mas permanecer no erro é burrice”? pois é, se enquadra certinho aqui.
 Eis um grande problema: é que as vezes demoramos muito para admitirmos nossos erros o que acaba nos distanciando de Deus. O que nós devemos fazer? É simplesmente não deixar que os nossos erros acabem virando uma constante em nossa vida, ou seja, cair no mesmo erro. As conseqüências disso é que  nos esquecemos de Deus e desviamos do Seu caminho. Por isso, peça perdão e direção a Deus pelos seus atos e peça também que seus irmãos em Cristo orem por você como fez Simão quando Pedro o repreendeu quando cometeu um erro. Simão pediu ao próprio Pedro que orasse pela vida dele como está escrito em Atos 8:24. "Respondendo, porém, Simão disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim".
Apesar de todas estas coisas Jesus pode entender nossas lutas como está escrito em Hebreus 4: 15,16 "porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Chegamos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno".  e como Deus tem poder e autoridade para nos livrar do pecado como está escrito em Colosensses 2: 13-15 " E quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a célula que era contra nós nas ordenaças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo". Amados Irmãos, pense em tudo que está escrito aqui e modifique  o seu modo de agradar a Deus. Fiquem na Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!